terça-feira, 16 de março de 2010

Cabo Polonio

Partindo de Punta Del Diablo, a passagem de ônibus para Cabo Polonio custa em torno de $69,00 pesos (ou R$ 6,90). O ônibus é o famoso "pinga-pinga" que passa por várias cidades e povoados até o destino.

Na expectativa de encontrar o tão aguardado paraíso que tantas pessoas falaram, foi uma surpresa descer do ônibus no meio da estrada sem absolutamente nada ao redor, a não ser uma entrada turística e alguns caminhões parecidos com aqueles de exército, mas construídos especialmente para transporte de pessoas.

Sim, estava na entrada do povoado de Cabo Polonio. Depois de pedir algumas informações para a simpática guia que atendia os turistas, compramos a passagem para ir naquele caminhão que avistamos inicialmente.
Saiu $150 pesos (ou R$15,00) e dava direito à passagem de ida e volta, podendo voltar quando quisesse.
Quem faz a viagem de carro, não pode entrar no povoado de Cabo Polonio com seu automóvel, como a entrada é controlada, existe um estacionamento gratuito logo na entrada, próximo à estrada (onde descemos) para que você deixe seu carro e embarque no caminhão que leva os turistas até o lugar.
Depois de aproximadamente 20 ou 30 minutos passando por um caminho cheio de árvores e areia, avistamos a linda paisagem paradisíaca de Cabo Polonio.

No caminho, dentro do caminhão, sentamos ao lado do Alexandre, brasileiro, que estava acompanhado de sua mulher, Lucia.
Trocamos figurinhas, falamos da nossa viagem e comentamos que nosso próximo destino era Montevideo, justamente onde Alexandre e Lucia moravam no momento.
Deram inúmeras dicas de hostels e lugares para visitarmos, foram tão bacanas que passaram telefones e contatos, caso a gente precisasse de alguma coisa.
Dicas anotadas, hora de descer do caminhãozinho em Cabo Polonio. Assim que descemos, olhamos para o lado e encontramos um casebre escrito HOSTEL DO DE MARCELO, vibramos por encontrar tão facilmente e rápido um hostel.
Perguntamos o preço e era $450,00 pesos uruguaios com café da manhã e $400,00 sem café. Digamos que o valor estava um pouco salgado, então decidimos andar e procurar outros hostels, nos informaram que ali no povoado só haviam 3, e os outros 2 eram mais caros (por volta de $500 a $600 pesos) pois eram na beira da praia.

Decidimos ficar no Hostel Do De Marcelo sem café da manhã, afinal, era também praticamente na beira da praia, uns 30 passos já estávamos no mar.
Em Cabo Polonio a viagem é um tanto "roots", no povoado não tem energia elétrica, nem telefone, internet, etc... ou seja, ótimo lugar para fugir do mundo.
Depois das 22h00 alguns lugares oferecem luz elétrica através de bateria, mas apenas luz, o chuveiro não é quente, e para não tomar banho frio, até as 20h30 a dona do hostel que estávamos, esquentava água no fogão caso você quisesse tomar um banho um pouco mais quentinho.

A noite lá é muito bonita, total clima praiano, normalmente rola um lual perto de alguma fogueira com os turistas e alguns moradores da região, além da mistura com os famosos "hippies-sujos", que viajam pela américa latina vendendo seus artesanatos (participamos de um lual, mas especificamente naquela noite, não encontramos a tal fogueira que todos falaram).
Acabamos encontrando também o casal Alexandre e Lucia, no mesmo lugar que escolhemos para comer umas guloseimas a noite, conversamos mais, falamos sobre inúmeros assuntos: universidade, cervejas, profissão, etc... e no meio do papo disseram que iriam para Piriápolis no dia seguinte, e nos ofereceram uma carona (Piriápolis fica bem mais próximo de Montevideo, o nosso próximo destino). Garantimos uma certa economia nas passagens!

Uma das coisas mais bacanas de Cabo Polonio, é que as 21h, teóricamente noite, ainda estava sol e bem quente, o entardecer acontecia entre 21h30 e 22h.
Ou seja, o dia era beeeeeeeem longo por lá.

Senti falta de árvores, não havia sombra em quase nenhum lugar, eu que não costumo ficar vermelha quando tomo sol (e sim morena), saí de lá um verdadeiro pimentão, torrada com o sol quente. Isso porque mal fiquei deitada tomando sol, foi simplesmente por andar de biquini na praia.
As dunas de areia e as pedras, a paisagem em si, é fantástica, realmente... Apesar de ser um destino um pouco caro para mochileiros, Cabo Polonio é lindo e vale muito a pena ser visitado!

4 comentários:

Unknown disse...

Que máximo seu blog.
Tenho planos de conhecer Puenta del diablo, Cabo Polonio e Puenta del leste, partindo de Porto Alegre. Sabe me dizer quais companhias rodoviárias fazem esses destinos? Brigaaaado!

Gabrielle disse...

Ahhh, que bom que gostaram! =)
Então, guardei o ticket da passagem, Planalto Transportes foi de Porto Alegre até Chui/Chuy, quando vc atravessa a Rua pro lado do Uruguai, já encontra esses ônibus pinga-pinga, eu lembro ter ido numa que se chama COT, mas não tem essa de companhia, dá tudo na mesma...rs
Punta del leste eu não fui pq me disseram que tudo é muito caro lá, então preferi passar por outros lugares e visitar mais cidades...
Aproveitem muito que o Uruguai é maravilhoso, e uma viagem dessas lá sai mais barato do ir pro nordeste aqui no Brasil...rs

Unknown disse...

Gabrielle, fiquei com uma dúvida. Vc chegou a Cabo Polônio e desceu no meio do nada para pegar o caminhão q leva ate a praia. Então, eu queria sair do Chuí no horário mais cedo possível, passar em Cabo Polônio e não dormir lá, seguir para Punta Del Este. Minha duvida é, quando voltar para a estrada na entrada de Cabo Polônio será fácil conseguir ônibus para Punta? Desde já, obrigado!

Gabrielle disse...

Oi João, o ideal é vc se informar no Chuí mesmo o horário dos ônibus que passam por Cabo Polonio e vão para Punta Del Este. Eu fiquei em Cabo Polonio e não voltei no mesmo dia... quando refiro "meio do nada" é porque há apenas um ponto de informação turística no meio da estrada... acredito que lá eles também consigam te informar sobre os horários dos ônibus.

Postar um comentário