quinta-feira, 4 de março de 2010

Punta Del Diablo

As coisas estão bem atrasadas por aqui... rs
Mas quero ainda falar sobre a viagem, vamos lá:

Esqueci de mencionar que meu colega Glauber me acompanhou nessa aventura toda, isso tudo porque a idéia do mochilão nasceu numa reuniãozinha da Brazucah em sua residência e ele foi o único que manteve a promessa e concretizou a viagem comigo.

Bom, ainda na fronteira Chuí/Chuy, mas já do lado Uruguaio (Chuy) comprei passagem de ônibus com destino a Punta Del Diablo, saiu mais barato do que imaginei, $29,00 pesos Uruguaios (R$ 2,90).
A maioria das pessoas conhecem Punta Del Leste, considerada o "fervo" do Uruguai, bem badalada (e cara), típica de especiais do Amaury Jr. Mas poucos conhecem Punta Del Diablo, que é para onde fui.
Punta Del Diablo é uma vila de pescadores, tem uma vista maravilhosa, e a praia é lindíssima. Como fui no verão, estava cheeeeeeeeeia de turistas argentinos e europeus.


A noite encontramos um bar que tocava música brasileira no "centrinho" do povoado, lá conhecemos 3 argentinos de Córdoba, que declamavam poesias numa espécie de "tubo", individualmente direto no ouvido das pessoas que estavam por ali. Quando viram que éramos brasileiros, puxaram conversa e confidenciaram que adorariam conhecer o Brasil e que adoravam o nosso idioma, eram 2 meninos e uma menina, de 20 a 23 anos, inclusive a garota se chamava Maria Bethania, e achava o máximo ouvir brasileiros pronunciando o nome dela, que é diferente do espanhol (devido ao som anasalado do português).
Com eles, aprendi bastante o espanhol e as diferentes pronúncias; passamos a noite tomando um vinho e aprendendo várias palavras e gírias do espanhol, enquanto nós ensinávamos várias palavras do português para eles.
Virou uma boa amizade, mas acho que pelo sono e cansaço do dia, vascilei por ter esquecido de pegar o contato deles.



Uma coisa boa de Punta Del Diablo, é que lá existem várias opções de hospedagens, principalmente Hostels, eu tive dificuldade pra achar Hostels por desconhecer totalmente o lugar, acabei ficando no "Punta Del Diablo Hostel", fica BEM distante da praia, uns 2 ou 3 kilômetros, e particularmente não aconselho, além de ser distante, achei precário, as acomodações são apertadas, o café da manhã é bem fraquinho, até os computadores que eles oferecem são ruins... rs
Alguns metros antes tem um hostel bem melhor, estava lotado quando cheguei, não lembro o nome dele, mas era mais barato e mais agradável.

Próximos a praia existem outros, mas são mais caros, no "Punta Del Diablo Hostel", paguei $ 18,00 dólares a diária, encontramos um outro Hostel na frente da praia, lindíssimo, mas que custava $ 25,00 dólares a diária.
Como o objetivo era ser tudo o mais barato possível, ficamos no mais simples, mais longe, mais barato e com vagas.

A feirinha de artesanato em Punta é bem bacana! Outra coisa que me chamou atenção lá foi o número de docerias, apesar de falarem tanto do Alfajor argentino, o Alfajor mais gostoso que comi foi lá em Punta Del Diablo.

Pra comer existem várias opções de lanchonetes e restaurantes, preço razoável, um pouco mais barato que aqui no Brasil, e como eu disse no post anterior é BEM difícil achar suco natural por lá e no Uruguai como um todo.

Apesar dos inúmeros turistas, só trombei com apenas um grupo de brasileiros que ouviram o meu diálogo com o Glauber (amigo que me acompanhou no mochilão), obviamente em portugês e reconheceram a língua, no meio da estrada, a vários metros de distância, e gritaram:

- Aê Brazuca!
Olhamos para trás e reconhecemos os rapazes acenando de longe, logo em seguida, soltaram uma frase reconhecidamente brasileira-paulista-corinthiana(rs):
- Eh noiz!
Acenamos e continuamos a andar em direção ao hostel, enquando eles continuaram em direção a praia.

Gostei muito de Punta Del Diablo, mas o destino mais comentado do Uruguai entre nossos amigos era Cabo Polonio, que por sinal foi o nosso próximo destino.


Indicação: Coma um "pancho", é o famoso cachorro-quente do Uruguai e da Argentina, é bem simples, pão, salsicha, mostarda e catchupe. No Uruguai especificamente, a salsicha é bem diferente da brasileira e gigantesca, maior que o pão.
Existem opções de panchos com mais ingredientes, mas o basicão é o mais barato,
custa por volta de $ 20,00 a $ 30,00 pesos uruguaios (ou de R$ 2,00 a R$ 3,00).

6 comentários:

Diego Nakata Giuliano disse...

Meus caros.

estarei fazendo uma viagem rápida de Porto Alegre a Montevideo. Mas sairemos pelo chui para passar na punta del diablo.

a rodoviária pelo que eu vi de chuy-uy eh perto da do chui-br. Mas a pergunta é se há onibus toda hora pra punta del diablo. nao estou encontrando a informação!

fico no aguardo.

abçs!

Gabrielle disse...

Olá Diego, quando você pega o ônibus de porto alegre, a rodoviária em chui (br) é na rua de trás da divisa do Uruguai... vc só vai atravessar a rua para entrar no Uruguai e pegar os outros ônibus.
Quando eu fui, cheguei cedo lá... e pelo que vi, haviam ônibus que saim para Punta a cada 1 hora... não demorava muito não... isso foi em 2010, talvez agora tenham até mais opções... mas pode ir seguro, aconselho chegar na divisa cedo, pois tem vários freeshops com preços ótimos pra vc aproveitar. ;)

Anônimo disse...

sei que teu post tem um tempo, mas como tu fez com os dólares, trocou num câmbio no chuí, ou eles aceitam real em punta del diablo?

Gabrielle disse...

na Av. Brasil ali em Chuí/Chuy tem várias casas de câmbio, eu troquei a maior parte do dinheiro por peso uruguaio (a moeda do Uruguai) e troquei um pouco por dólares.
Não utilizei real em nenhum lugar no Uruguai, acredito que eles nem aceitem, o negócio é trocar por peso uruguaio mesmo.

Helô disse...

Oi gabrieli, sou carioca casei e me mudei para Porto Alegre. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para Punta del Diablo. Quanto tempo leva de ônibus de Poa para Chuy? Estamos planejando ir em dezembro. Seu blog é maravilhoso! Eu estava toda perdida querendo ir de avião mas com suas dicas super econômicas é lógico que vou de ônibus. As comidas e os artesanatos são baratos lá? Bjs

Gabrielle disse...

Olá Helô, eu fui em 2010! Lembro que peguei o ônibus em Porto Alegre entre 23h e 00h00 e cheguei no Chui (do lado brasileiro) umas 06h00/07h00 da manhã. O bom de ir no ônibus da noite, é que você vai dormindo né... Fiquei enrolando um pouco na rodoviária do Chui até por volta das 09h00, quando as lojas começaram a abrir (freeshops, lanchonetes, etc), você consegue encontrar algum bar aberto antes das 09h00 para tomar um café, comer alguma coisa, etc...

Com relação a comida, na época não tão achei TÃO mais barato não, achei meio equivalente ao preço brasileiro, pouca coisa mais barato.

Encontrei mais artesanatos no litoral, bons preços, valem a pena, principalmente em Cabo Polonio, onde vc encontra VÁRIAS opções para compras. :)

Postar um comentário